Capa do jogo Epic Battle Fantasy 4
Plata
forma
Preços Data de Lanç
U$ R$
PC 11,99 19,99
Flash - -
  • Categoria(s)
    RPG, Aventura
  • Distribuidora(s)
    Matt Roszak
  • Desenvolvedora
    Matt Roszak

Detonados

Mapas e Mestres

Geral

No jogo Epic Battle Fantasy 4 a principal dificuldade são os mestres, mas em alguns pontos é preciso encontrar alguns objetos, por isso irei focar esse detonado mais nas imagens do mapa.

Dentro do jogo, no menu, tem um mapa os nomes das regiões, caso fique confuso com os locais olhe esse mapa.

Dicas:

  • Em todos os mestres é possível fugir da batalha a qualquer momento, sempre use isso para escanear o mestre e então se preparar adequadamente.
  • No geral em cada área os inimigos são de um elemento, ou seja é fundamental usar ataques que sejam forte contra esse elemento e que as armaduras equipadas tenha resistência a esse elemento.
  • Ao entrar e sair do jogo os inimigos irão reaparecer, ou seja caso esteja com muita dificuldade em uma área treine um pouco na área anterior.
  • O ideal é sempre estar no mesmo level que os inimigos, caso seja abaixo as coisas podem ficar complicadas.
  • No geral as cores dos inimigos indicam o seu elemento(vermelho - fogo, amarelo - eletricidade, azul - gelo, preto - trevas), e os inimigos voadores são fracos contra eletricidade.
  • Após conseguir alguns dos itens principais(Machado, Marreta, Escada e as Botas) é bom explorar os lugares que precisavam deles, pois muitos itens bons podem ser encontrados assim.
  • Tome muito cuidado com os dragões(só aparece a cabeça dele no mapa) que tem no jogo, pois eles são muito fortes.

Os mapas abaixo mostram a localização dos itens principais e dos itens para os quests(alguns são recompensa de quest)

Os mapas abaixo mostram a localização das chaves(keys) e as invocações que podem ser adquiridas(vencendo o inimigo em questão).

Greenwood Village

Esse é o local onde começa o jogo, gaste um tempo explorando a cidade para coletar os diversos itens.

Por essa ser uma área de floresta, os inimigos são fracos contra fogo, ou seja treine habilidades desse tipo.

Como é mostrado na 2º imagem acima, o mestre dessa região é o Mighty Oak, por ser de madeira logicamente ele é fraco contra fogo, ou seja utilize o máximo possível de ataques desse tipo, e tente remover os buffs que ele utiliza.

Crystal Caverns

Após derrotar o 1º mestre(Mighty Oak) o único caminho liberado é o que fica a direita dele, indo para a próxima área, Crystal Caverns.

Nessa área os inimigos são de gelo, ou seja novamente fogo é a melhor opção, e vários deles são fraco contra explosão(habilidades do Lance).

O Mestre dessa área é o Crystal Golem, e ao contrario do mestre anterior, essa será uma luta bem mais difícil, pois cada vez que ele é atingido com um ataque elemental o seu tipo muda, com isso é preciso ter cuidado para não restaurar o HP dele, e que ele ataque com um elemento que você tenha defesa.

A esfera nas costas dele indica o elemento: azul - gelo, vermelho - fogo e amarelo - elétrico, os ataques e defesa dele são baseados nisso, sempre use o elemento que é forte contra cada um: azul - fogo, vermelho - elétricos e amarelo - gelo.

E sempre ataque os monstros que ele invoca, pois eles podem causar bastante estrago.

Waste Disposal Plant

O próximo mestre fica em Waste Disposal Plant mas antes de chegar nele irá passar por Whitefall Town, aproveita para comprar alguns itens.

Esse mapa é um quebra cabeça, onde é preciso mudar diversas alavancas e coletar as 5 baterias para conseguir abrir a passagem do mestre. Verifique no mapa abaixo a localização das baterias.

No geral essa área tem inimigos elétricos e robôs(fraco contra eletricidade e explosão).

O mestre dessa área o Praetorian, que é um robô e como outros, é fraco contra eletricidade e explosão, além de agua e vento. 

Os ataques dele são do tipo elétrico e explosão.

Ele tem um buff que aumenta muito os status dele, por isso sempre tente remover esse buff.

Ele tem 2 ataques que são muito fortes, um que irá matar os seus personagens(se não tiver resistência contra morte), e outro que ele carrega por um turno e ataca no seguinte, esse ataque tira muito HP(e pode matar toda a sua equipe).

E outra coisa que ele faz muito é invocar diversos robôs, que podem atrapalhar muito a luta. Por isso sempre tenha o HP dos seus personagens no máximo.

Nota: a sala que fica na diagonal superior em relação ao mestre, para ser aberta é preciso que as alavancas mostradas na porta sejam ativadas(as alavancas II, III, VI, IX e X) isso só pode ser feito acessando a alavanca X pelo lado de fora(acessado após derrotar o 4º mestre). Além de diversos itens tem um mestre secreto nessa sala o Glitch

Lankyroot Jungle

A próxima área fica a esquerda do 1º mestre em Greenwood Village, ou seja use o teletransporte ate lá.

No geral essa área tem inimigos que são plantas(fraco contra fogo e gelo) e peixes(fraco contra eletricidade e gelo). 

Para chegar no mestre é preciso pegar a bota verde que permite andar sobre as plantas que ficam na agua.

O 4º mestre Rafflesia é uma planta(como era de se esperar), e por isso é bem fraca contra fogo, e fraca contra gelo e vento.

O chato desse mestre são as diversas flores que são invocadas, incluindo as que congelam, paralisam e envenenam a sua equipe, além da que irá restaurar o HP do mestre.

Uma boa tática é deixar somente um tipo de planta viva(exemplo a que congela) e com os equipamentos certos ela não irá causar problema.

Lost Ruins

Na tela que fica a esquerda do mestre é uma área secreta.

Essa área só pode ser acessada após obter o pergaminho azul(sem o pergaminho não é possível chegar no local, mesmo sabendo a direção), que é recebido após fazer um quest para o NPC Saito(localização no mapa de itens principais).

O pergaminho lhe dará as instruções de como chegar na área Lost Ruins, que é só seguir as direções:

para cima, para a esquerda, para cima, para a direita e para a direita

Caso tenha errado ou queira sair da área é só ir para baixo.

Nessa área tem 4 lutas(tome cuidado com os monolitos) e 4 baús(com 2 itens e um Limit Break)

Goldenbrick Resort

Essa é a ultima cidade do jogo, ela tem alguns locais de venda e diversos NPC que dão quest, além da "escada" que permite acesso a diversos itens e a 3º entrada da Waste Disposal Plant(que permite acessar a sala que estava bloqueada, veja a nota após o Praetorian).

Tente fazer o máximo possível de quests e exploração antes de continuar(para facilitar depois).

Temple of Godcat

Para chegar no ultimo mestre é preciso coletar as 4 esferas vermelhas e assim abrir 2 portões diferentes, e para isso será preciso ativar diversas alavancas pelo caminho.

Nessa área tem uma grande variedades de inimigos, por isso esteja preparado para tudo =D

Nota: Na porta que precisa das 4 esferas vermelhas, só pode ser aberta após liberar o teletransporte desse área.

Sky Bridge

Essa área é somente um ponte até o mestre final, mas ela tem inimigos muito fortes(diversos monolitos) além de um dragão.

A maioria dos inimigos aqui são opcionais, mas é bom lutar contra eles pela experiência e SP que é ganhado. No geral eles são do tipo Sagrado ou seja ataques das Trevas são muito efetivos.

Godcat

Antes de entrar na luta equipe as armaduras contra Holy(as roupas do Papa são muito boas) e tenha armas do elemento Trevas(só tome cuidado para não ficar com a defesa de Holy muito baixa).

Essa batalha final tem 7 levas, mas só terá luta em 3 delas.

Leva 1

Image 2

A primeira é contra os 2 deus gatos, Não perca tempo atacando eles, que já que é quase impossível acerta-los, depois de alguns turnos os 2 iram desaparecer(independente dos seus ataques).

Nessa leva foque somente em usar magias e itens de buff no seu grupo.

Leva 2

Image 2

Quando o Criador aparece é que a batalha realmente começa, como ele é do tipo sagrado, foque nos ataques de trevas.

O level dele sempre será 1 acima do seu, mas no lvl 31 ele tem 487.000 HPs

Além dele ter muito HP ele sempre irá invocar aliados(até 4), e são diversos inimigos, incluindo monólitos, guarde os seus LImit Break e invocações para quando a coisa ficar feia.

O ataque mais poderoso dele é um ataque laser do tipo Holy, que é carregado no primeiro turno e disparado no segundo, esse ataque causa muito dano, se a sua equipe não tiver alta defesa contra Holy.

Uma boa estratégia é sempre focar nos inimigos invocados, ou usar somente ataques que afetem todos os inimigos, já que contra 5 inimigos fica muito mais facil perder(principalmente se vc for congelado e o mestre usar o ataque laser).

Leva 3

Novamente os 2 deus gatos, e novamente não perca tempo atacando eles, use esse tempo para se recuperar e usar buffs além de trocar os seus equipamentos, já que a próxima luta é contra um inimigo do tipo Trevas/Fogo e tenha resistencia contra envenenamento e Doom(morre depois de x turnos).

Leva 4

Agora é a vez do Destruidor, essa luta é muito similar ao criador, só muda os elementos dos inimigos, já que ele também irá invocar diversos aliados.

Esse mestre não tem um super ataque(carrega e depois ataca), mas em compensação todos os seus ataques causam algum efeito negativo, como queimadura, envenenamento e Doom.

Leva 5

Mais uma vez os 2 deus gatos, novamente ignore-os e se prepare para a próxima luta, que será o Criador e Destruidor juntos!!

Leva 6

Cada qual tem os mesmos ataques que antes, a única mudança é que agora eles só invocaram outros 2 aliados ao invés de 4.

Como seus equipamentos já estão focados para atacar o tipo Trevas é ideal derrotar o destruidor primeiro, já que os status negativos que ele causa são mais perigosos.

Quando o destruidor for derrotado troque os seus equipamentos para derrotar o criador.

Leva 7

Novamente os 2 deus gatos, novamente não é preciso atacar eles, pode pular os turnos se quiser(só não vá fugir da luta), e depois de um tempo terá a animação final do jogo.

Parabéns por ter terminado o jogo Epic Battle Fantasy 4!

Caso não seja a versão gratuita em Flash é possível começar um novo jogo no nível hard, com tudo que foi adquirido(level, dinheiro, itens e magias). Ou pode jogar o Epic Battle Fantasy 3 que é tão legal quanto esse.